Rubem Centeno Paradela
A Cidade Sepultada – Ruben Centeno Paradela (Sociólogo).
No dia 1 de fevereiro de 2025 Ruben Centeno falou acerca da sua pesquisa sobre a repressom franquista em A Corunha acontecida após o Golpe de Estado de 1936 e, especificamente, sobre as valas comuns em Santo Amaro.
Até hoje, nom havia conhecimento concreto sobre o que aconteceu aos corpos sem vida das centenas de pessoas assassinadas pelo regime de Franco.
O trabalho de investigaçom de Ruben Centeno intitulado “A sociedade silenciada; as valas agochadas do franquismo na cidade de A Corunha” lançam muita luz sobre este assunto.
Através desta pesquisa pode-se concluir que no cemitério de Santo Amaro existiram valas comuns nas quais foram realizados enterramentos clandestinos de muitas pessoas assassinadas desde os primeiros momentos do Golpe de Estado de 1936.
Como exemplos de pessoas que passaram por estas fossas clandestinas de Santo Amaro, e que esta pesquisa pode documentar, estariam, entre outros, Francisco Peres Carvalho, Governador Civil de A Corunha, António Fernandes Pita, prefeito de Sada, Pedro Galan Calvete, secretário da Juventude Galega de A Corunha ou Uxio Carré Naia, político e sindicalista.
• Pedro Galan Calvete – 7 assassinad@s polo franquismo.-
Estes som apenas alguns exemplos que mostram a importância desta investigaçom de Ruben Centeno, que documenta cerca de 250 pessoas que foram assassinadas polo regime de Franco.
Uma barbárie que nos compromete e desafia enquanto sociedade e sobre a qual até agora só houve silêncio e ocultaçom, impróprios para umha sociedade democrática normalizada.
Facebook Centro Social Gomes Gaioso
https://www.facebook.com/Gaioso
CANLE OFICIAL CENTRO SOCIAL GOMES GAIOSO
https://www.youtube.com/@centrosocialgomesgaioso7839
INSTAGRAM CENTRO SOCIAL GOMES GAIOSO