• Músicas Esquecidas
  • Contacto

Login form protected by Login LockDown.


  Briga Juventude Revolucionária

_D3X7830

Briga Juventude Revolucionária

Hoje cumprem-se 47 anos da morte de Ho Chi Minh.

Em 1920 emigrado na França, ajuda a fundar o Partido Comunista Francês. Três anos mais tarde 1923 viaja a Moscovo a estudar táticas de guerrilha e entra no Comintern, braço internacional do Partido Comunista Russo. Posteriormente enviado à China, país de onde é expulso em 1927. Vive em vários países até chegar a Hong Kong, desde onde dirige o movimento anti-imperialista na Indochina, dominada por França desde 1854, começando assim a sua incansável luita pola libertaçom do seu país.

Em 1930 é preso polos ingleses mas consegue escapar e refugia-se em Moscovo. Em 1941 de volta na sua pátria funda a Liga pola Independência (Viet Minh), para luitar contra os Franceses. Mas durante a II Guerra Mundial utiliza a guerrilha no combate aos japoneses, invasores da Indochina. No fim do conflito, forma um Estado independente ao norte da regiom, Vietnam.

A França contra-ataca e a Guerra da Indochina só termina em 1954, com a vitória do Việt Minh. O país é dividido em dous. Ho Chi Minh, presidente do Vietnam do Norte, treina e prepara às forças da Frente de Libertaçom Nacional do Vietnam do Sul (Vietcong), com o objetivo de reunificar o país, o que leva à Guerra do Vietname contra os EEUU. Com o país unificado, e os imperialistas norte americanos expulsados e derrotados Ho Chi Minh morre em Hanói o 2 de setembro de 1969.

Hoje, na Galiza e no mundo do século 21, Ho Chi Minh é umha referência inegável para os movimentos de libertaçom nacional.